Fatores de risco cardiovascular em mulheres climatéricas: revisão de escopo
International Journal of Development Research
Fatores de risco cardiovascular em mulheres climatéricas: revisão de escopo
Received 20th October, 2021; Received in revised form 14th November, 2021; Accepted 26th December, 2021; Published online 28th January, 2022
Copyright © 2022, Adriana Vieira Nobre et al., This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Sintetizar as evidências disponíveis na literatura científica relacionadas aos fatores de risco cardiovascular em mulheres que se encontram na fase de climatério. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo de acordo com a metodologia do Instituto Joanna Briggs, realizada entre abril e junho de 2020, mediante busca nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Base de Dados em Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e Web of Science. Foram selecionados seis artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Identificaram-se estudos transversais, comentários e pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciaram quatro principais fatores de risco: aumento de valores antropométricos e metabólicos; declínio de estrogênio; uso de tabaco e hereditariedade. Discussão: Pode-se apontar que dos fatores de risco encontrados, a maior parte são modificáveis, o que é pertinente para se pensar em intervenções oportunas, trabalhando a promoção da saúde. Só não são modificáveis o declínio de estrogênio e a hereditariedade. Conclusão: Mulheres climatéricas apresentam fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Dessa forma, sendo indispensável a investigação precoce e prevenção destes.