Níveis de hemoglobina e ingestão de nutrientes de crianças em área rural do Brasil

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
23705
6 pages
Research Article

Níveis de hemoglobina e ingestão de nutrientes de crianças em área rural do Brasil

Maria da Cruz Moura e Silva, Ayla Patrícia Soares do Nascimento, Lívia Patrícia Rodrigues Batista, Laísla de França da Silva Teles, Suelem Torres de Freitas and Adriana de Azevedo Paiva

Abstract: 

Objetivo: Correlacionar ingestão de nutrientes protetores contra a anemia com níveis de hemoglobina em crianças de seis a cinquenta e nove meses de idadede Projetos de Assentamentode área rural do Nordeste do Brasil. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico, composto por 132 crianças. A coleta de dados foi realizada de maio a outubrode 2013, atravésde formulários com informações sobre condições socioeconômicas, demográficas e de aspectos de saúde da criança.Os níveis de hemoglobina foram determinados em contador automático. A ingestão de ferro, vitamina A, zinco, cálcio, vitamina C e vitamina B12, foram estimadas por meio do recordatório alimentar de 24 horas. Para cálculo da prevalência de inadequação de nutrientes adotou-se a Necessidade Média Estimada. Modelos de Regressão Linear Múltipla (RLM) foram utilizados para verificar a relação entre as variáveis e os níveis de hemoglobina, com significância de 5%. A média dos níveis de hemoglobina foi 11,36 g/dL, sem associação significativa entre os nutrientes analisados, conforme modelo final da RLM. Conclusão: A anemia figurou como moderado problema de saúde pública,sem associação com o consumo alimentar. É essencial a adoção de estratégias para melhorar as condições de saneamento e moradia dessas famílias.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23705.01.2022
Download PDF: