Mente, Realidade e Ilusão: Um Diálogo Entre Psicologia e a Teoria de “Cérebros em um Tanque”
International Journal of Development Research
Mente, Realidade e Ilusão: Um Diálogo Entre Psicologia e a Teoria de “Cérebros em um Tanque”
Received 17th June, 2024; Received in revised form 20th July, 2024; Accepted 15th August, 2024; Published online 30th September, 2024
Copyright©2024, Marina da Silveira e Melo et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A percepção da realidade é uma construção complexa e mediada pela mente, onde a filosofia e a psicologia desempenham papéis complementares. A interseção entre a filosofia e a ciência revela como ambas as disciplinas podem se enriquecer mutuamente, fornecendo uma visão holística da percepção da realidade. Este artigo dedica-sea abordar algumas das complexidades da percepção da realidade, considerando o diálogo entre a teoria de "cérebros em um tanque" de Hilary Putnam e a psicologia da percepção. Neste contexto, discute-se sobre a verdade e a realidade, observando as considerações sobre a autenticidade da experiência em um mundo onde a realidade pode ser simulada. Questões éticas surgem à medida que observamos desafios práticos sobre como garantir a comunicação precisa e justa em um mundo onde a percepção pode ser manipulada.Essa exploração lembra-nos de que a percepção da realidade é uma jornada contínua. A busca pelo entendimento da percepção da realidade desafia-nos a abraçar sua complexidade e a questionar suposições sobre o que é "verdadeiro" e "real" em um mundo dinâmico e mutável.