Manejo anestésico em urgência e emergências obstétrica: A importância da escolha da técnica adequada
International Journal of Development Research
Manejo anestésico em urgência e emergências obstétrica: A importância da escolha da técnica adequada
Received 17th October, 2023; Received in revised form 08th November, 2023; Accepted 16th December, 2023; Published online 30th January, 2024
Copyright©2024, Rodrigo Koch and Cairo José Alves Vieira. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: A mudança demográfica na população fértil associada a múltiplos fatores impactou no aumento das urgências e emergências obstétricas que se configuram como as principais causas de mortes maternas e exigem respostas rápidas e dinâmicas da equipe médica. Dentre os cuidados anestésicos dispensados a parturiente de alto risco no período periparto, o mais importante é a escolha da técnica anestésica adequada, pois o manejo anestésico adequado pode auxiliar no manejo obstétrico dessas mulheres promovendo um desfecho do prognóstico favorável. Objetivo: Este estudo tem por objetivo descrever a escolha da técnica adequada para o manejo anestésico em urgência e emergência obstétrica. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura a partir de artigos indexados nas seguintes bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (Lilacs) e PubMed. Conclusão: As anestesias neuroaxial ou bloqueios são os tipos de anestesias mais indicadas em todos os casos de urgência e emergências, com o uso de cateteres ou sem, evita-se a anestesia geral devida às inúmeras contra indicações destas nos partos. Várias condutas específicas devem ser dispensadas de acordo com o quadro específico da paciente, o que pode otimizar o atendimento anestésico proporcionando um desfecho favorável.