Música – práticas interpretativas: a importância da criticidade no processo de ensino/aprendizado na execução instrumental.
International Journal of Development Research
Música – práticas interpretativas: a importância da criticidade no processo de ensino/aprendizado na execução instrumental.
Received 05th April, 2022 Received in revised form 19th May, 2022 Accepted 28th June, 2022 Published online 28th July, 2022
Copyright © 2021, Alfeu Rodrigues de Araújo Filho. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente artigo retrata sobre uma importante ferramenta no processo de ensino/aprendizado: criticidade. Levando em consideração que no terreno das práticas interpretativas, nos últimos anos, saímos do estágio empírico para as reflexões científicas através dos periódicos e congressos sobre performance musical, evidencia-se uma dificuldade comportamental na formação do indivíduo, a falta de criticidade, subtraindo resultados quanti-qualitativos na ação da execução instrumental e, consequentemente, enfraquecendo a trajetória de conquistas metodológicas e pedagógicas adquiridas. Um paralelo entre um dos maiores educadores brasileiros, Paulo Freire (1921-1997), importantes referências da execução instrumental, José Alberto Kaplan (1935-2009) e Scheila Glaser (s/d), assim como a visita ao passado para contribuir no presente através de filósofos em diálogo com a Escola de Frankfurt, parâmetro de indiscutível importância no estudo da dinâmica das mudanças sociais, mais reconhecido como teoria crítica, servirão de fundamentação teórica para a referida proposição, contribuindo para o avanço na área das práticas interpretativas.