Métodos não farmacológicos de alívio da dor no trabalho de parto: análise conceitual exploratória

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25891
5 pages
Research Article

Métodos não farmacológicos de alívio da dor no trabalho de parto: análise conceitual exploratória

Amandda Thaise de Souza Barbosa, Thamires Ribeiro Carvalho de Sousa, Malueska Luacche Xavier Ferreira Sales, Juçara Elke Lourenço da Silva, Ana Lúcia de Medeiros Cabral, Maria Lúcia Fernandes de Carvalho Marques, Rômulo Wanderley de Lima Cabral, Emanuel Nildivan Rodrigues da Fonseca, Maria Rosilene dos Santos and André Felipe Pereira de Sousa

Abstract: 

A dor do trabalho de parto é associada a intenso sofrimento pela maioria das pacientes existindo o reconhecimento de que a dor neste período deve ser aliviada através de medidasnão farmacológicas em que beneficiam a evolução do trabalho de parto e manejo com a dor. Objetivo: desse artigo é analisar as produções científicas sobre os métodos não farmacológicos (MNFs) de alívio da dor no trabalho de parto; conhecer a importância e os cuidados de enfermagem na aplicabilidade desses métodos e identificar a eficácia dos MNFs utilizados no trabalho de parto. Materiais e Métodos: O estudo trata-se de uma análise conceitual exploratória sobre os métodos não farmacológicos de alívio da dor no trabalho de parto em que foram selecionados 20 artigos publicados entre 2011 a 2021. Resultados: a pesquisa mostrou-se que a enfermagem se destaca no papel da aplicação dos MNFs, por ter uma formação voltada para o cuidar e respeito a fisiologia, garantindo uma assistência voltada para as boas práticas do parto e nascimento. Conclusão: as medidas de alívio da dor no trabalho de parto mais eficazes citadas na maioria dos estudos são exercícios respiratórios associados a massagens, bola suíça e hidroterapia.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25891.11.2022
Download PDF: