Investigação entre crenças espirituais/ religiosas e sua influência na qualidade de vida da pessoa idosa

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
18791
6 pages
Research Article

Investigação entre crenças espirituais/ religiosas e sua influência na qualidade de vida da pessoa idosa

Letícia Nakamura, Maria Juana Beatriz Lima Candanedo, Eli Fernanda Brandão Lopes, Camila Guimarães Polisel, Ramon Moraes Penha e Suzi Rosa Miziara Barbosa

Abstract: 

O crescimento da população idosa devido ao aumento da expectativa de vida nos últimos anos promoveu mudanças de cunho político, econômico, social e cultural. A longevidade com maior qualidade de vida traz grandes desafios a sociedade. Sendo a espiritualidade e a religiosidade fenômenos fontes de significado para vida. A espiritualidade tem relação com a busca pelo sentido na vida e a conexão com transcendente, a religiosidade é a expressão ou a prática de uma religião podendo estar ligada a uma instituição religiosa, compostas por ritos, cultos, crenças que levam ao sagrado e ao transcendente. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre crenças espirituais/religiosas e sua influência no envelhecer com qualidade de vida de uma população idosa. Tratou-se de um estudo transversal, desenvolvido no projeto de extensão da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS) no ano de 2017/2 e 2018/1, no campus cidade universitária, em Campo Grande – MS, Brasil. A pesquisa foi composta por 19 participantes. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário sociodemográfico, a DUKE RELIGIOUS ÍNDEX (DUREL), WHOQOL-bref e WHOQOL-Spirituality, Religiousness and Personal Beliefs (SRPB). A correlação de Spearman (r) foi positiva de r =0,47 entre WHOQOL-SRPB e WHOQOL-Bref no “sentido na vida” e “auto avaliação de qualidade de vida” e negativas entre DUREL e WHOQOL- SRPB. Concluiu-se que as crenças espirituais/ religiosas proporcionam sentido na vida influenciando positivamente na qualidade de vida da população idosa, sem toda via a espiritualidade estar precisamente relacionada a uma religião ou culto religioso.

Download PDF: