Internações em unidade de terapia intensiva neonatal: perfil dos récem-nascidos e de suas genitoras

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21576
5 pages
Research Article

Internações em unidade de terapia intensiva neonatal: perfil dos récem-nascidos e de suas genitoras

Maria de Lourdes Pontes Neta, Maria Lúcia Azevedo Ferreira de Macêdo, Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto, Eliane Santos Cavalcante and Rhayssa de Oliveira e Araújo

Abstract: 

Objetivo: Caracterizar o perfil de recém-nascidos internados em unidade de terapia intensiva neonatal e de suas genitoras. Materiais e métodos: Estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de uma maternidade pública. Os dados foram coletados de 104 prontuários de recém-nascidos, utilizando-se um instrumento elaborado pelas pesquisadoras. Para análise, aplicou-se o teste estatístico Qui-Quadrado para comparar as características gerais do recém-nascido e da genitora com o desfecho das crianças. Realizou-se análise descritiva e bivariada, com significância de 5%. Resultados: O perfil mostra recém-nascidos, em sua maioria, do sexo masculino, internados por até 15 dias, prematuros, de baixo peso, com diagnóstico de desconforto respiratório, tendo como principal desfecho a alta hospitalar. As genitoras são mulheres entre 19 e 35 anos, que eram, pelo menos, secundíparas, e como condição de morbidade principal na gestação a ocorrência de Infecção do Trato Urinário e Doença Hipertensiva Específica da Gravidez. Conclusão: O perfil dos recém-nascidos tem relação direta com a condição gestacional e as intercorrências durante o parto. O estudo vem reforçar a importância da gestão do cuidado integral para gestantes e recém-nascidos.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21576.04.2021
Download PDF: