As Interferências na Sexualidade da Mulher Mastectomizada
International Journal of Development Research
As Interferências na Sexualidade da Mulher Mastectomizada
Received 09th April, 2020; Received in revised form 03rd May, 2020; Accepted 17th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Mônica Olívia Lopes Sá de Souza et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A mastectomia é um procedimento cirúrgico que pode acarretar diversos agravos na vida da mulher diagnosticada com câncer de mama. Dentre estes, pode-se destacar os que acometem o seu psiquismo e consequentemente sua qualidade de vida, ressaltando as dificuldades associadas à satisfação sexual. A pesquisa é classificada como descritiva, de caráter exploratório com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado com oito mulheres que passaram pela cirurgia de mastectomia. Como técnica para a exploração dos dados empíricos coletados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Dentre os resultados obtidos emergiram três categorias acerca dos principais aspectos que interferem na sexualidade após a mastectomia, sendo elas: Os sentimentos referentes a vida sexual com o parceiro após a cirurgia, A reconstrução mamária como ferramenta para melhora na qualidade de vida da mulher e A qualidade das orientações recebidas do profissional enfermeiro sobre a sexualidade após a cirurgia. Os principais achados apontam dificuldades na retomada da vida sexual ativa, tanto por causa de fatores fisiológicos quanto por causa de sentimentos como vergonha e medo da reação do parceiro, também enfatizou a importância da reconstrução da mama na e vida dessas mulheres e a qualidade do preparo da participante pelo profissional enfermeiro.