As Interferências na Sexualidade da Mulher Mastectomizada

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19408
5 pages
Research Article

As Interferências na Sexualidade da Mulher Mastectomizada

Mônica Olívia Lopes Sá de Souza, Rose Danielle Couto de Campos da Silva, Silviane Hellen Ribeiro da Silva, Uluanne do Socorro Viana da Silva, Jéssica Maria Lins da Silva, Glória SynaraLopesa Sá Holanda,Lucrecia Aline Cabral Formigosa, Priscila Rodrigues Tavares, Emilly Canelas de Souza, Amanda Carolina Rozario Pantoja, Juliana Custodio Lopes, Antônia Gomes de Olinda, Francisco Rodrigues Martins, Iara do Nascimento Pantoja, Susi dos Santos Barreto de Souza, Dandara de Fátima Ribeiro Bendelaque, Rafael Everton Assunção Ribeiro da Costa, Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho, Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar and Elisa da Silva Feitosa

Abstract: 

A mastectomia é um procedimento cirúrgico que pode acarretar diversos agravos na vida da mulher diagnosticada com câncer de mama. Dentre estes, pode-se destacar os que acometem o seu psiquismo e consequentemente sua qualidade de vida, ressaltando as dificuldades associadas à satisfação sexual. A pesquisa é classificada como descritiva, de caráter exploratório com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado com oito mulheres que passaram pela cirurgia de mastectomia. Como técnica para a exploração dos dados empíricos coletados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Dentre os resultados obtidos emergiram três categorias acerca dos principais aspectos que interferem na sexualidade após a mastectomia, sendo elas: Os sentimentos referentes a vida sexual com o parceiro após a cirurgia, A reconstrução mamária como ferramenta para melhora na qualidade de vida da mulher e A qualidade das orientações recebidas do profissional enfermeiro sobre a sexualidade após a cirurgia. Os principais achados apontam dificuldades na retomada da vida sexual ativa, tanto por causa de fatores fisiológicos quanto por causa de sentimentos como vergonha e medo da reação do parceiro, também enfatizou a importância da reconstrução da mama na e vida dessas mulheres e a qualidade do preparo da participante pelo profissional enfermeiro.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19408.07.2020
Download PDF: