Inovando a gestão orçamentária municipal com nova metodologia
International Journal of Development Research
Inovando a gestão orçamentária municipal com nova metodologia
Received 14th April, 2020; Received in revised form 28th May, 2020; Accepted 17th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Jeoval Batista da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este trabalho aborda sobre finanças públicas, trazendo uma inovadora abordagem técnica para a gestão orçamentária municipal. O planejamento orçamentário governamental no Brasil não inclui a participação popular direta na preparação dos indicativos pelos atores sociais, o que emerge a necessidade de metodologias que envolvam as partes para consolidar planos participativos e inscrição de verbas conforme interesses populares. O estudo tem como objetivo geral elaborar uma metodologia para inovação em apoio à decisão com foco no orçamento municipal; e os específicos são levantar os mecanismos de apoio à decisão com foco no orçamento municipal (1), estudar o campo de forças na decisão quando da elaboração do orçamento municipal (2), e indicar os procedimentos metodológicos válidos para inovação de apoio à decisão na elaboração do orçamento municipal (3). Para tal, buscou-sebase na Teoria de Campos de Forças de Kurt Lewin, trazendoas correntes de solução para as demandas sociais convergentes, com apoio subsidiário da Teoria Institucionalista e da Teoria da Contingência, de modo a confirmar uma configuração nos ambientes sociais com a organização pública responsável pelas políticas públicas. Adota-se o Método de Análise de Conteúdo e os procedimentos requeridos no preparo desta tarefa. Como resultado é diagramado um cenário da organização orçamentária, servindo como instrumento na constituição do espaço onde serão travadas as questões relacionadas à inovação. O estudo dos Campos de Forçasapresentadoscaracterizam o contexto, onde os atores envolvidos na elaboração da proposta orçamentária sofrem as pressões dos problemas sociais - elementos significativos na decisão pela distribuição dos recursos disponíveis.