Influência das crenças e mitos relacionados ao aleitamento materno em lactantes e lactentes
International Journal of Development Research
Influência das crenças e mitos relacionados ao aleitamento materno em lactantes e lactentes
Received 17th January, 2023; Received in revised form 03rd February, 2023; Accepted 26th February, 2023; Published online 28th March, 2023
Copyright©2023, Anna Gabriella Françoise Brauer e Souza et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: O aleitamento materno oferece benefícios para a lactante e também ao lactente, sendo importante para estabelecer vínculo e afeto, além de fornecer, para a criança, nutrição adequada e prevenir doenças, já que fortalece o sistema imunológico, reduzindo a morbimortalidade infantil e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo eficiente. Ademais, os benefícios da amamentação para a mãe são a proteção contra câncer de mama, redução do risco de diabetes, hemorragia, gravidez e custos financeiros com alimentos, e recuperação do útero ao estado pré-gravídico. Objetivo: O intuito do presente estudo é identificar as crenças e mitos relacionados ao aleitamento materno. Metodologia: Essa pesquisa trata-se de uma revisão da literatura narrativa, qualitativa, cujos artigos científicos foram buscados nas bases de dados: Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: aleitamento materno, amamentação, lactente, lactante. Resultados e discussão: A maioria dos estudos demonstrou que o aleitamento materno oferece múltiplos benefícios para a mãe e para a criança, apesar desse processo ser influenciado por crenças e mitos da mãe e seus amigos e familiares. Isso ocorre também pelas dificuldades na prática correta da amamentação, problemas mamários que surgem no período neonatal, carência de informações adequadas e reduzida experiência no ato de amamentar sem orientação eficaz. Conclusão: O aleitamento materno deve ser incentivado, já que fornece benefícios para a lactante e lactente, sendo essencial a orientação correta pelo profissional de saúde em relação às influências das crenças e mitos pessoais e de familiares e amigos no sucesso da amamentação.