Inclusão e acessibilidade: percepção de estudantes com dislexia e tdah
International Journal of Development Research
Inclusão e acessibilidade: percepção de estudantes com dislexia e tdah
Received 27th June 2020; Received in revised form 19th July 2020; Accepted 22nd August 2020; Published online 23rd September 2020
Copyright © 2020, Rosamaria Reo Pereira et al., This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O estudo analisou as percepções de estudantes com Transtornos Funcionais Específicos (TFE) no que tange as dificuldades encontradas quanto à acessibilidade pedagógica dos cursos de graduação do Campus do Guamá de Universidade Federal do Pará (UFPA). Os participantes da pesquisa, identificados por números, são três estudantes dos cursos de graduação e possuem o diagnóstico de dislexia e TDAH. Adotou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando como método o estudo de caso, assim como utilizou-se um tratamento quantitativo descritivo dos dados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. A partir da análise das entrevistas foram identificadas quatro categorias: processo de ensino aprendizagem, avaliações, tecnologia assistiva e formação docente. Os resultados revelaram que a acessibilidade pedagógica não atende as necessidades específicas dos estudantes com dislexia e TDAH, pois os participantes da pesquisa relataram insatisfação no que se refere ao processo de ensino aprendizagem, avaliações, tecnologia assistiva e formaçãode professores. Compreender as dificuldades desses alunos pode contribuir para intervenções adequadas, assim como garantir o acesso a uma educação de qualidade e no planejamento de ações afirmativas que favoreça a inclusão de alunos com TFE no Ensino Superior.