Importância da higienização das mãos pelos profissionais de saúde para prevenção de infecção na uti
International Journal of Development Research
Importância da higienização das mãos pelos profissionais de saúde para prevenção de infecção na uti
Received 20th May, 2021; Received in revised form 09th June, 2021; Accepted 14th July, 2021; Published online 29th August, 2021
Copyright © 2021, Jéssica Mykaella Ferreira Feitosa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: Os pacientes têm maior probabilidade de adquirir infecções na UTI e a ocorrência dessas acarreta inúmeros problemas, como o retardo na recuperação e piora do quadro clínico existente. Objetivo: Evidenciar, a partir da literatura, a importância da higienização das mãos realizada pelos profissionais de saúde como uma das formas de prevenção das infecções na Unidade de Terapia Intensiva. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura. A busca dos artigos ocorreu na Biblioteca Virtual da Saúde, sendo adotados descritores controlados e utilizado o conector Booleano and para o refinamento da busca. Resultados: A prática da higienização é uma medida de prevenção primária de baixo custo. É uma grande aliada no controle de infecção hospitalar, reduz os índices de morbidade e mortalidade dos pacientes, até a diminuição de custos associados ao tratamento dos quadros infecciosos gerados. Conclusão: A educação permanente expande o acesso à equipe para obter informações sobre a relevância da higienização das mãos para o controle das IRAS. Acredita-se que os programas de treinamento contínuo são um meio de promover a mudança comportamental e que o controle de infecção faz parte da consciência professional.