Importância da educação em saúde na assistência pré-natal com ênfase na toxoplasmose: revisão integrativa
International Journal of Development Research
Importância da educação em saúde na assistência pré-natal com ênfase na toxoplasmose: revisão integrativa
Received 13th March, 2020; Received in revised form 27th May, 2020; Accepted 11th June, 2020; Published online 24th July, 2020
Copyright © 2020, Ulanna Maria Bastos Cavalcante et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O pré-natal é estritamente necessáriona preparação da mulher para se tornar mãe, sendo através das consultas e ações de educação em saúde, desenvolvidas no âmbito da Estratégia Saúde da Família, que a gestante é preparada quanto ao desenvolvimento de sua gestação e o estado do bebê. Objetivou-se apresentar a importância da educação em saúde na assistência pré-natal enfatizando a toxoplasmose, a partir de dados relatados na literatura científica. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, constituída das seguintes etapas: formulação do problema, coleta, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados. A busca foi realizada nas bases de dados da LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde) e SciELO (ScientificElectronic Library Online), procurando manter o mesmo padrão de busca entre as mesmas. Após a análise dos critérios de inclusão e exclusão apresentados, deu-se a avaliação do artigo pelo título, em seguida se deu a leitura do resumo e posteriormente os artigos foram lidos na íntegra, para que fosse concluído quais deveriam fazer parte da amostra do estudo. A coleta dos dados ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2019. Foi possível encontrar algumas medidas de educação em saúde enfatizadas no pré-natal sobre toxoplasmose, sendo a atenção integral e de qualidade no clico gravídicopuerperal a principal medida. Conclui-se que, durante o pré-natal é essencial profissionais comprometidos com o serviço, que estejam buscando estratégias e novos conhecimentos para melhorar a assistência às gestantes, reforçando as ações de educação em saúde e fortalecendo o vínculo entre profissional, gestante e serviço de saúde.