A importância da órtese estabilizadora na prevenção de entorses de tornozelo no voleibol: uma revisão integrativa
International Journal of Development Research
A importância da órtese estabilizadora na prevenção de entorses de tornozelo no voleibol: uma revisão integrativa
Received 28th January, 2021; Received in revised form 16th February, 2021; Accepted 04th March, 2021; Published online 30th April, 2021
Copyright © 2021, Danilo Guerra Saraiva, Carlos Eduardo Pereira de Souza, Alyne Castro de Sousa, Giovanna Rodrigues Vieira, Alaiana Marinho Franco and Anderson Batista Nunes. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: O tornozelo é uma das articulações do corpo com a maior incidência de lesões no esporte, a maioria das lesões no tornozelo são por entorses em esportes de salto e que as órteses de tornozelo são equipamentos de função estabilizadora diminuindo o impacto no tornozelo após as aterrisagens. Objetivo: verificar qual a importância da órtese estabilizadora, na prevenção de entorses de tornozelo no voleibol e perceber se com o uso da mesma seria modificado o gesto esportivo do atleta. Materiais e Métodos: Nosso trabalho se caracteriza como uma revisão integrativa, realizamos a pesquisa literária nas plataformas Scielo, Pubmed e PEDro, de trabalhos publicados entre os anos de 2004 e 2020, e após incluirmos e excluirmos trabalhos de acordo com os critérios abordados, dezessete trabalhos estavam aptos a compor nossos resultados e discussão. Resultados: Encontramos que a órtese de estabilizadora de tornozelo, traz ao atleta a sensação de estabilidade, ativa a musculatura responsável por movimentos inversos ao mecanismo de lesão da entorse, além disso, limita a amplitude de movimento da inversão de tornozelo, para que a mesma não chegue ao ponto de lesão, de forma com que não altera a performance do atleta durante a pratica esportiva. Conclusão: Nesse caso, ficou claro, a exponencial importância preventiva do uso da órtese estabilizadora de tornozelo durante a prática do voleibol.