HIV/sida e comorbidades infecciosas em pacientes de teresina-pi no ano de 2016

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
18814
6 pages
Research Article

HIV/sida e comorbidades infecciosas em pacientes de teresina-pi no ano de 2016

Francisco das Chagas Araújo Sousa, Augusto Cesar Evelin Rodrigues, Walisson Antônio Rodrigues de Oliveira, Wenderson Costa da Silva, Joseneide Teixeira Camara, Eliana Campelo Lago, Francisco Laurindo da Silva, Saulo Araújo de Carvalho, Renan Paraguassu de Sá Rodrigues, Emmanuel Alves Soares, Halmisson D’arley Santos Siqueira; Francisléia Falcão França Santos Siqueira

Abstract: 

O presente estudo teve o objetivo de identificar as principais doenças infecciosas encontradas nos pacientes portadores de síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) de um hospital de referência em doenças infectocontagiosas de Teresina-PI. Trata-se de um estudo de levantamento de situação de saúde, transversal, documental, de natureza descritiva e quantitativa. Foram avaliados 347 prontuários de janeiro a dezembro de 2016 que constavam o diagnóstico de SIDA associado a doenças infecciosas. A maioria dos pacientes com SIDA pertenciam ao gênero masculino, mas que existe uma tendência a feminização da doença. A média de idade dos pacientes foi 38,6 anos e a maioria morava na capital do Piauí, apesar de ter sido encontrado um número considerável de pacientes do Maranhão que vieram buscar atendimento em Teresina. Além disso, evidenciou-se que as doenças causadas por bactérias e parasitas foram as mais prevalentes nos pacientes. As principais doenças encontradas neste estudo foram: neurotoxoplasmose, pneumonia, candidíase oral e herpes zoster / herpes simples.Esse trabalho servirá tanto como fonte de pesquisa para literatura científica, como também para nortear discussões acerca de medidas de prevenção de doenças oportunistas.

Download PDF: