Harmonização orofacial associada ao uso de agregados plaquetários
International Journal of Development Research
Harmonização orofacial associada ao uso de agregados plaquetários
Received 20th April, 2020; Received in revised form 22nd May, 2020; Accepted 19th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Jaiane Quézia Pereira Lino and Helder Barreto Valiense. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A busca constante pela beleza tem se destacado em diversas áreas da saúde, inclusive na Odontologia. Diante disso, observa-se a utilização de muitas substâncias com finalidade harmônica e estética. Nesse sentido, surge a utilização dos agregados plaquetários autólogos. Assim, o objetivo deste trabalho é, a partir de uma revisão bibliográfica, avaliar como a utilização de agregados plaquetários podem gerar benefícios na harmonização orofacial, devido suas características morfo-fisiológicas. Para o desenvolvimento desse trabalho foram selecionados artigos científicos, nas bases Scielo, Pubmed, Medline e Lilacs. Como critérios de inclusão, foram selecionados os artigos mais recentes que abordassem as informações necessárias, nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Assim, pôde-se perceber que a Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) vem sendo utilizada em maior escala devido sua facilidade de coleta e utilização, bem como ausência de acréscimo de coagulantes, que, em alguns casos, interfere no efeito final do produto na derme, como é o caso do PRP. Em se tratando da Harmonização OroFacial, o PRP (Plasma Rico em Plaquetas) e a PRF vem sendo pesquisados na busca por melhorias de tratamentos vizando a qualidade e a melhoria da pele, proporcionando otimização de cicatrizes, estímulo de colágeno, de elastina e redução de flacidez.