Gestando vidas: educação em saúde remota para gestantes durante a pandemia de Covid-19
International Journal of Development Research
Gestando vidas: educação em saúde remota para gestantes durante a pandemia de Covid-19
Received 20th May 2020; Received in revised form 19th June 2020; Accepted 21st July 2020; Published online 30th August 2020
Copyright © 2020, Luana Silva de Sousa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Resumo: A fim de aprimorar a assistência pré-natal, o desenvolvimento de atividades educativas é fundamental, sendo a educação em saúde, por meio das redes sociais, uma tecnologia de cuidado. Nesse ínterim, a educação em saúde de forma remota para gestantes constitui ferramenta importante para acessar o universo singular da mãe e da família. Objetivo: Relatar a experiência de discentes e docentes do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual do Ceará, além de colaboradores externos, com a construção de uma rede social como ferramenta educativa para gestantes durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: Relato de experiência com abordagem qualitativa e descritiva, referente a experiências oriundas do projeto de extensão intitulado “Gestando Vidas”, vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE).Resultados: A partir do momento em que se instalou o decreto Nº 33519 em 19/03/2020 do Governo do Estado do Ceará, com o lockdown, intensificamos postagens, vídeos, espaços interativos de diálogo, totalizando 18 publicações com temáticas da gestação, parto e puerpério. Conclusão: Com a pandemia da COVID-19, pôde-se perceber que a educação em saúde acompanhou a evolução do meio vigente, necessitando, assim, de adaptação na comunicação, incluindo a do setor saúde.