Geração de renda com sustentabilidade para permanencia na propriedade rural familiar: uma proposta agroecológica
International Journal of Development Research
Geração de renda com sustentabilidade para permanencia na propriedade rural familiar: uma proposta agroecológica
Received 03rd March, 2021; Received in revised form 06th April, 2021; Accepted 18th May, 2021; Published online 30th June, 2021
Copyright © 2021, Pamela Tainá Licoviski et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A sustentabilidade da propriedade é de fundamental importância para geração de renda, sendo fator imprescindível à continuidade da atividade produtiva e da permanência dele, e das descendências futuras, no meio rural. Logo, na intenção de contribuir com o homem e a mulher do campo, possibilitando a continuidade do mesmo na zona rural com geração de renda, foi desenvolvido um projeto com jovens agricultores e agricultoras familiares, de 15 a 29 anos, oriundos de assentamentos rurais do estado de Rondônia, Brasil. A metodologia aplicada foi baseada na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão harmonizando os instrumentos de análise de dados secundários, entrevistas semiestruturadas, questionários e capacitações ou cursos, mensais, em regime de alternância. O projeto trouxe a proposta de fortalecer a identidade da juventude rural, oferecendo capacitação teórica e prática aos jovens para promoção do desenvolvimento agrário sustentável. É essencial que a busca da sustentabilidade seja estabelecida mediante estratégias de transição agroecológica, visto que a agroecologia estima a vida humana e as demais formas de vida. Dessa forma, os participantes receberam capacitações sobre agroecologia, agricultura familiar, gestão de propriedades, metodologias participativas, tecnologias socioambientais, segurança/ soberania alimentar e orientações para implantar ou melhorar um projeto produtivo que trouxesse renda com sustentabilidade para ele e sua família. A implantação do projeto produtivo com foco agroecológico possibilitou vários benefícios, dentre eles o acesso a mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, assim como, outros mercados privados. O projeto empenhou-se em levar alternativas aos jovens, a terem mecanismos para permanecer no campo, capacitando-os para uma boa gestão de suas unidades produtivas buscando o diálogo com o núcleo familiar, bem como para produção por meio dos princípios agroecológicos, evitando deste modo o êxodo rural. Considera-se que tudo impactou de forma favorável, onde os participantes passaram a enxergar o campo com um olhar mais valoroso e crítico o que proporcionou avistar o lugar deles na propriedade e a sua importância para a geração de renda e sustentabilidade do ambiente.