Functionality of elderly people with chronic diseases not transmissible from a coexistence group

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
09
Article ID: 
15945
5 pages
Research Article

Functionality of elderly people with chronic diseases not transmissible from a coexistence group

Paloma Almeida Souza, Andressa Alves Aranha, Isabely Fróes Correia, Cíntia Moura de Avelar, Adriele Rosa de Oliveira Viana, Saionara da Silva Brito, Alessandra Souza de Oliveira, Tatiane Dias Casimiro Valença, Luciana Araújo dos Reis and Pollyanna Viana Lima

Abstract: 

Objetivo: avaliar a funcionalidade de idosos com doenças crônicas não transmissíveis frequentadores de um grupo de convivência. Método:trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa, que teve como participantes 38 idosos com doenças crônicas não transmissíveis cadastrados em um grupo convivência de uma instituição particular de ensino superior do município de Vitória da Conquista – BA. Para a coleta de dados foram utilizados comoinstrumentos um questionário sociodemográfico e econômico e questionário Short Form-36 (SF-36) apenas o domínio de capacidade funcional. Utilizou-se o programa estatístico StatisticalPackage for Social Science – SPSS para análise dos dados. Resultados:foi constatado o predomínio do sexo feminino (100%),na faixa etária de 71 a 75 anos de idade (31,6 %), de cor branca (42,1 %), viúva (52,6 %), religião católica (76,3%), ensino fundamental I (39,5%), com renda familiar mensal entre 1 e 2 salários mínimos (55,3%), que mora sozinha (42,1%) e com filhos (94,7%). No que se refere à faixa de pontuação do domínio de capacidade funcional verificou- se que 57,1% das idosas apresentaram resultados entre 76 a 100 pontos e média de 75,59 pontos. Conclusão: verificou-se que as idosas têm a funcionalidade adequada e que o fato de estarem inseridas em um grupo de convivência tem contribuído para se manterem ativas.

Download PDF: