As fronteiras amazônicas como porta de entrada do tráfico ilícito de drogas no Brasil
International Journal of Development Research
As fronteiras amazônicas como porta de entrada do tráfico ilícito de drogas no Brasil
Received 17th March, 2021; Received in revised form 19th April, 2021; Accepted 20th May, 2021; Published online 20th June, 2021
Copyright © 2021, Christianne Leduc Bastos Antunes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O narcotráfico já é considerado uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, promovendo uma rede de ligação que transcende os limites dos Estados. O trajeto de distribuição da droga que entra no Brasil pelas fronteiras amazônicas escoando pelos rios e estradas clandestinas já é conhecido pelas autoridades de segurança pública, o que demanda uma atenção redobrada ao surgimento de qualquer nova rota, a fim de dificultar a expansão da atividade criminosa na região. Em razão disso, o presente artigo sugere, uma breve análise das apreensões de drogas nesse ambiente, bem como do número de operações de combate ao narcotráfico realizadas pelas autoridades de segurança pública, no recorte temporal de 2014 a 2019 para que se possa analisar as estratégias de repressão do Estado.