Fatores que interferem na qualidade do sono dos idosos: analisando as evidências cientifícas

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
26666
4 pages
Research Article

Fatores que interferem na qualidade do sono dos idosos: analisando as evidências cientifícas

Thais Monara Bezerra Ramos, Marianne Rodrigues Costa, Camilla de Sena Guerra Bulhões, Maria Adelaide Silva Paredes Moreira and Francilene Figueirêdo da Silva Pascoal

Abstract: 

Objetivo: descrever os fatores de risco que interferem no sono dos idosos, a luz das evidências cientificas. Métodos:revisão integrativa realizada na literatura nacional e internacional, através de levantamentos bibliográficos utilizando, periódicos indexados no Portal BVS e biblioteca eletrônica SciELO, a partir dos descritores idoso, sono e privação do sono, por meio da estratégia PVO. Com 11 artigos selecionados, por possuírem relevância a temática. Resultados: Os fatores de risco associados a má qualidade do sono, são inúmeros mais se prevalece aqueles associados a problemas mentais, além do gênero feminino, doenças crônicas cardíacas, a hospitalização, a dor, a síndrome metabólica, a fragilidade se apresentam com mais frequência na literatura.Os artigos selecionados, demostram que as condições de saúde mental, interferem na qualidade do sono, principalmente por que ocasiona despertares noturno, sonolência diária, deixando o idoso mais vulnerável a acidentes. O sexo feminino tem risco mais elevado em comparação ao masculino, e para aqueles que apresentem maior fragilidade aumenta as chances de sonos prejudicados. Considerações Finais:Verificou-se, que pesquisar fatores que interferem na qualidade do sono dos idosos, é de grande relevância, para elaborar ações no tocante de reduzir a má qualidade de sono dos idosos.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.26666.04.2023
Download PDF: