Fatores que influenciam a garantia da esterilidade dos materiais dentro de um centro de material e esterilização

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25794
3 pages
Research Article

Fatores que influenciam a garantia da esterilidade dos materiais dentro de um centro de material e esterilização

Suzana Cristina Andrade Bezerra, Bruna Ferreira dos Santos, Debora Lobato de Souza Costa, Izaura Cleone Ferreira dos Santos Cadete, Juliana Almeida Marques Lubenow, Karla Christiane da Silveira Nunes Cavalcanti, Karla Naraiane de Araujo, Onelha Vieira Andrade, Richele Teixeira de Lima Franco and Thais de Almeida da Silva

Abstract: 

Introdução: O Centro de Material e Esterilização constitui uma unidade de funcional responsável pelo processamento, limpeza, esterilização, estocagem e distribuição dos artigos a todas as unidades consumidoras. O produto para saúde esterilizado deve ser mantido em condições adequadas, visando tanto à garantia para o tempo de validade como o uso seguro para o paciente. Existem muitos desafios e aspectos para manter a esterilidade, exemplos: embalagem utilizada, área física e acesso restrito podem influenciar na qualidade do armazenamento do produto para a saúde. Objetivo: analisar as condições dos locais de guarda dos produtos estéreis para saúde. Metodologia: revisão bibliográfica, a seleção dos dados foi realizada entre os meses de Outubro de 2018 a Fevereiro de 2020, através do levantamento bibliográfico na biblioteca virtual da saúde (BVS), utilizando as bases de dados LILACS e Scielo.A amostra foi constituída de 16 artigos. Resultados: o estudo possibilitou a identificação de falhas no processamento de produtos para a saúde, comprometendo diretamente a saúde do usuário, sendo identificada a importância de cada etapa desse processo para a manutenção da esterilidade desses materiais. Conclusão: Cada instituição deve determinar o prazo máximo seguro para uso do artigo esterilizado, juntamente com as condições técnicas e ambientais de que dispõe o seu serviço de esterilização.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25794.11.2022
Download PDF: