Fatores que dificultam a adesão de mulheres ao exame papanicolau

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
22167
4 pages
Research Article

Fatores que dificultam a adesão de mulheres ao exame papanicolau

Maria Ivanilde de Andrade, Pamela Nery do Lago, Maria Fernanda Silveira Scarcella, Karine Alkmim Durães, Lilian Maria Santos Silva, Aline Francielly Rezende Fróes, Milenny Andreotti e Silva, Adriano Ferreira de Oliveira, Veridiana de Oliveira Ursi Scotton, Edmilson Escalante Barboza, Irismar Emília de Moura Marques, Jéssica de Oliveira dos Anjos, Edma Nogueira da Silva, Diélig Teixeira, Glauber Marcelo Dantas Seixas, Emanoel Rodrigo Melo dos Santos, Manuela Amaral Almeida Costa, Ira Caroline de Carvalho Sipoli, Milena Vaz Sampaio Santos, Fernanda Carneiro Melo, Ítalo Freire Cantalice, Pedro Henrique Santos Oliveira and Fernando Henrique da Silva Costa

Abstract: 

Objetivo: Identificar os principais fatores que dificultam a adesão de mulheres ao exame Papanicolau. Método: Trata-se de um estudo descritivo, realizado através de uma revisão de literatura, cujo tema abordou os fatores que predispõem a não adesão de mulheres ao exame Papanicolau. Foram utilizados dez artigos científicos, publicados entre 2019 e 2021, com busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sites e plataformas científicas. Resultados: Fatores como medo, vergonha, preconceito, falta de tempo, falta de conhecimento acerca do exame e da vacina, negação, falta de vínculo, insegurança, falta de ética dos profissionais, falta de estrutura são os principais fatores que levam a não adesão ao exame. Conclusão: O câncer do colo de útero tem se tornado um problema de saúde pública, o que nos remete a pensar em estratégias para minimizar este quadro. Esta patologia pode ser diagnosticada precocemente através do exame Papanicolau que é considerado um exame de grande valia e baixo custo, mas para que este exame se torne efetivo entre as mulheres faz se necessário, juntamente com as políticas de saúde, o conhecimento destes fatores bem como rompimento das barreiras que impedem a adesão de mulheres ao exame preventivo.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.22167.06.2021
Download PDF: