Fatores interferentes no desenvolvimento motor em escolares ribeirinhos na amazônia Brasileira
International Journal of Development Research
Fatores interferentes no desenvolvimento motor em escolares ribeirinhos na amazônia Brasileira
Received 11th May, 2021; Received in revised form 29th June, 2021; Accepted 14th July, 2021; Published online 29th August, 2021
Copyright © 2021, Antonio César Matias de Lima et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este estudo avaliou o desenvolvimento motor com a exposição ao mercúrio e o estado nutricional de escolares em duas regiões hidrográficas do Estado do Pará. Participaram 158 crianças de três escolas, duas na região do Tapajós (A e B) e uma na região do rio Acará (C). Amostra de cabelo foi utilizada para análise de HgT pela espectrofotometria de absorção atômica, para a análise antropométricas foi utilizado o software WHO AnthroPlus v 1.0.2, na avaliação do desenvolvimento motor foi baseada no Test of Gross Motor Development – SecondEdition.Os escolares do Tapajós apresentaram concentrações de mercúrio maiores do que as do Acará (p<0,05),crianças da Escola B mostraram pior desempenho motor, maiores concentrações de Hg e baixo estado nutricional, na escola C resultou nobaixo desempenho motor, estado nutricional e concentrações de mercúrio, contudo, o melhor desempenho em todas as habilidades testadas pelo TGMD2 foi na escola A. Esses resultados sugerem que a exposição ao mercúrio e o baixo estado nutricional interferem no desempenho motor de escolares ribeirinhos, indicando a necessidade de ações planejadas na perspectiva de prevenção e recuperação de danos motores em áreas expostas ao mercúrio.