Fatores de risco relacionados a violência em idosos na rede do sistema único de saúde

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
9
Article ID: 
15946
5 pages
Research Article

Fatores de risco relacionados a violência em idosos na rede do sistema único de saúde

MENDONÇA, Marilene Almeida, PINHEIRO, Lívia Mara Gomes, LIMA, Pollyanna Viana, SANTOS, Kleyton Trindade, SAMPAIO, Lucas Silveira, SAMPAIO, Talita Santos Oliveira, REIS Luana Araújo dos and REIS Luciana Araújo dos

Abstract: 

Introdução: O envelhecimento constitui um conjunto de múltiplos fatores com processos multidirecionais. Objetivo:identificar os fatores de risco relacionados a violência em idosos na rede do sistema único de saúde.Métodos:Estudo analítico descritivo com delineamento transversal que utilizará dados secundários dos boletins de ocorrência e bancos de dados dos casos de violência(s) (negligência, abandono, violência física e sexual)) em idosos no período 2012-2017 registrados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação-Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes.Resultados:Verificou-se uma maior frequência para o sexo masculino no ano de 2016 (n=13 casos), maior distribuição da escolaridade referente ao Ensino Médio Completo, 2015 (n=3 casos), maior frequência de violência física em 2016 (n=6 casos), o tipo de agressor mais frequente foi desconhecidos em 2015( n=6 casos), uso de álcool no momento da agressão,2015 (n=10 casos). Conclusão:De acordo o estudo a violência sofrida por idosos está relacionada ao sexo, representando algum tipo de fragilidade, nível de escolaridade, quanto menor, maior será o grau de dependência da vítima, a violência física está relacionada ao crescimento populacional gera propensão a doenças e maior dependência para realizar atividades, o uso de álcool aumenta a capacidade de impulsos no agressor e agressividade.

Download PDF: