Fatores condicionantes da qualidade do sono em policiais militares através da mineração de dados

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
09
Article ID: 
16588
7 pages
Research Article

Fatores condicionantes da qualidade do sono em policiais militares através da mineração de dados

Arnoldo Skubisz Neto, Jorge William Pedroso Silveira, Dr. Erivelton Fontana de Laat and Dr. Celso Bilynkievycz dos Santos

Abstract: 

O presente estudo visou identificar se há distúrbios de sono em policiais militares e descrever quais os fatores que mais colaboram para esta condição. Para tal, foram entrevistados através do questionário de Pittsburgh 119 praças da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar do Paraná – Brasil, entre soldados e subtenentes com idade média de 34 anos e tempo médio de corporação de 11 anos, sendo 103 homens e 16 mulheres. A análise dos questionários se deu dividindo as praças em dois grupos (presença de distúrbio >10 e sem distúrbio <10) de acordo com através da mineralização de dados, já para classificar o ganho de informações de cada variável utilizou-se a árvore de decisão (J48) e a regressão logística. As variáveis mais promissoras para a presença de distúrbios do sono foram a falta de entusiasmo e acordar durante a noite, apontados como possíveis precursores das demais variáveis. Pode-se concluir assim que há uma alta frequência de distúrbios do sono entre a população entrevistada e que essa situação pode ser gatilho para problemas maiores de saúde física e mental, bem como, amplia a exposição à riscos que são próprios da prática laboral dos mesmos.

Download PDF: