Facilidades versus dificuldades para amamentar: representações sociais de Puérperas
International Journal of Development Research
Facilidades versus dificuldades para amamentar: representações sociais de Puérperas
Received 12th May, 2019; Received in revised form 16th June, 2019; Accepted 26th July, 2019 ;Published online 28th August, 2019
Copyright © 2019, Marizete Argolo Teixeira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Conhecer as representações sociais de puérperas sobre as facilidades e dificuldades para amamentar. Métodos: Estudo qualitativo, exploratório e descritivo fundamentado na teoria das representações sociais, realizado com 10 puérperas internadas numa unidade de alojamento conjunto que já vivenciaram a amamentação. A técnica de coleta de dados foi a entrevista guiada por um formulário semiestruturado. Para analisar o material empírico procedeu-se a análise de conteúdo temática. Resultados: Como facilidades foram destacadas pelas as puérperas, ter leite, praticidade do ato de amamentar, formato do mamilo, não ter tido problemas mamários, ter tido paciência e apoio familiar. Como dificuldades, ter problemas mamários, não ter leite, o choro do recém-nascido, o cansaço e a falta de paciência tiveram destaques. Conclusão: É necessário que a atuação dos profissionais de saúde durante o processo de amamentação seja resgatada, a fim de que as puérperas não enfrentem dificuldades que poderiam ser prevenidas.