Exame papanicolau: conhecimento, atitude e prática de servidoras de uma universidade pública do sudeste do pará
International Journal of Development Research
Exame papanicolau: conhecimento, atitude e prática de servidoras de uma universidade pública do sudeste do pará
Received 06th October, 2021; Received in revised form 11th November, 2021; Accepted 10th December, 2021; Published online 28th January, 2022
Copyright © 2022, Bruna Maciel Ribeiro da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento, atitude e prática sobre o exame Papanicolau de servidoras de uma Universidade Pública do Sudeste do Pará. Trata-se de uma pesquisa observacional, do tipo transversal, descritiva, com abordagem quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer n° 4.679.666. Os dados foram obtidos por meio de um questionário sociodemográfico e o Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) adaptado, aplicado no ambiente virtual Google Forms. Para a análise dos dados foi utilizado o programa Statistic Package for Social Sciences (SPSS) versão 24.0, todos em ambiente Windows 7. Não há relação significativa entre a classificação do conhecimento, atitude e prática e a adesão ao exame. Foi identificado relação entre a adesão ao exame Papanicolau e possuir plano de saúde. A maioria das servidoras estudadas possuem conhecimento, atitude e prática adequadas, mas diferente do esperado, os resultados demonstram que não há relação significativa entre o conhecimento, atitude e prática e a adesão ao exame Papanicolau entre as servidoras. Não foi evidenciada associação significativa entre a adesão ao exame e as variáveis sociodemográficas. Sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos, com um maior público, para efeito de comparações e subsídios na tomada de decisões para intervenções efetivas.