Evidências entre atividade empresarial de microempreendedores e desenvolvimento econômico
International Journal of Development Research
Evidências entre atividade empresarial de microempreendedores e desenvolvimento econômico
Received 06th April, 2021; Received in revised form 11th May, 2021; Accepted 21st June, 2021; Published online 30th July, 2021
Copyright © 2021, Juan José Troncoso Villarino et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A atividade empreendedora é fundamental para o desenvolvimento e crescimento econômico de uma sociedade e no Brasil, grande parte dos negócios criados relacionam-se com as atividades de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (ME’s). No passado recente a mortalidade de pequenos negócios acentuada, porém na atualidade é possível observar uma evolução positiva neste sentido com empresas que não são extintas de forma precoce e, além, observa-se um aumento expressivo no número de pequenos negócios criados. Esta recente evolução contrasta com o fato de o ambiente de negócios no país na atualidade não oferecer segurança e ser pouco convidativo às atividades empresariais. O objetivo deste trabalho é, portanto, investigar as relações entre o nível de empreendedorismo de microempreendedores individuais (MEI’s) e Micro Empresas (ME’s) e determinantes econômicos. A análise é feita com a aplicação de uma regressão linear múltipla utilizando o método dos mínimos quadrados ordinários com dados anuais que abrangem o período de 1995 a 2017. Os resultados encontrados indicam evidências de relações positivas entre o número de micro e pequenas empresas – ME’s e variáveis econômicas onde a piora de indicadores como desemprego e custo de vida impactam positivamente no número de pequenos negócios existentes. As conclusões apontam ainda para a mudança do comportamento da atividade empreendedora em que a atividade de negócios vem se tornando mais independente da atividade econômica.