Estudo da relação entre atividade física e o ciclo do sono/vigília

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
22119
4 pages
Research Article

Estudo da relação entre atividade física e o ciclo do sono/vigília

Virvalene Costa de Melo, Ellyton Valente Saraiva, Jeanderson Barros Pinheiro, Smayk Barbosa Sousa, Moisés Simão Santa Rosa de Souza, Antonio César Matias de Lima, Tamirez Santana Muniz, José Roberto Zaffalon Jr., Rômulo Teixeira dos Santos and Gileno Edu Lameira Melo

Abstract: 

A qualidade do sono e a atividade física regular são fatores determinantes para uma boa condição de saúde e o aumento da qualidade de vida, portanto as perturbações no chamado ciclo do sono/vigília, bem como o sedentarismo, alteram as condições de bem-estar físico e mental. Este trabalho investigou na literatura como as atividades ou exercícios físicos interagem com a qualidade de sono, assim como, averiguou qual a melhor indicação de exercícios, aeróbicos ou anaeróbicos. A pesquisa realizou um levantamento bibliográfico de abordagem qualitativa da produção científica no período compreendido entre 2010 e 2020, nas bases de dados de produção acadêmica: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), foram encontrados seis trabalhos relevantes referente ao tema. O estudo utilizou a técnica de análise de conteúdo para a compilação dos resultados. Existe uma relação positiva entre a atividade física e o sono, pois os grupos fisicamente ativos tiveram uma melhor qualidade no sono/vigília. Entretanto, não identificou objetivamente quais tipos de exercícios apresentam melhores resultados, sugere-se então, um maior aprofundamento na produção científica sobre o tema.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.22119.06.2021
Download PDF: