Estudo da qualidade de vida de mulheres portadoras da síndrome dos ovários policísticos em alagoas

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25730
5 pages
Research Article

Estudo da qualidade de vida de mulheres portadoras da síndrome dos ovários policísticos em alagoas

Maria Beatriz Valença Costa Buarque, Maria Sofia Acioli Barros, Lívia Andressa Silva do Carmo and Larissa Isabela Oliveira de Souza

Abstract: 

A síndrome dos ovários policísticos (SOP), desordem endocrinológica mais comum da mulher, é caracterizada por uma combinação de características clínicas, bioquímicas e morfológicas ovarianas. A alta incidência da SOP, especialmente entre mulheres na menacme, e suas manifestações clínicas provocam impacto sobre a saúde física, emocional e psicológica das portadoras, sendo importante a avaliação da sua qualidade de vida. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi analisar características socioeconômicas das mulheres portadoras da SOP em Alagoas, bem como a qualidade de vida e o impacto das manifestações da síndrome. Para tanto, mulheres maiores de 18 anos, diagnosticadas com SOP responderam a um formulário semiestruturado contendo perguntas sobre indicadores socioeconômicos e aspectos relacionados à SOP para avaliar a qualidade de vida dessas voluntárias. Destas, a maioria eram solteiras e não possuíam filhos, com diagnóstico prevalente entre os 18 a 25 anos (44,4%), utilizando contraceptivos hormonais como medida terapêutica (61,1%), relatando uma variedade de efeitos adversos. Grande parte apresentou queixas com relação ao peso (72,2%), como também efeitos psicológicos por ter a síndrome, como tristeza, depressão, baixa autoestima, entre outros. Dessa forma, uma abordagem multidisciplinar se faz necessária para o acompanhamento das portadoras de SOP e sua qualidade de vida.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25750.11.2022
Download PDF: