Estudo da percepção da qualidade ambiental no residencial pedro balzi em teresina-piauí

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
27181
3 pages
Research Article

Estudo da percepção da qualidade ambiental no residencial pedro balzi em teresina-piauí

Cassandra de Sousa Cunha, Francisca Eduarda Abreu Santos, Rosa Maria da Conceição dos Santos and Valdinar Pereira do Nascimento Junior

Abstract: 

Entende-se por percepção como um método para compreensão do mundo através da consciência e do sentido e seus estudos podem ser aplicados em várias áreas, pois é importante para o planejamento e resolutividade de problemas ambientais urbanos, o que proporciona a aproximação da população no intervir do espaço habitado. Na cidade de Teresina, capital do estado do Piauí, como consequência de sua trajetória urbana, ocorreu o surgimento de bairros periféricos e o processo de ocupação em extensões suscetíveis às vulnerabilidades e à ocorrência de desastres. Criado para alojar grupo de vulneráveis dessas áreas e objeto de estudo do presente trabalho, o Residencial Pedro Balzi foi construído por intermédio da Prefeitura Municipal de Teresina, no ano de 2011, para abrigar aproximadamente 353 famílias que residiam às margens de rios, lagoas, áreas alagadiças e próximas de barrancos. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar a qualidade ambiental do Residencial Pedro Balzi por meio da abordagem perceptiva, nos princípios do método fenomenológico, tomando como referência os procedimentos da Descrição, Redução fenomenológica e Essência identificada com um grupo composto por 15 pessoas/sujeitos que fizeram as descrições de maneira livre e espontânea referente à experiência vivida no residencial.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.27181.09.2023
Download PDF: