Estudo clínico: Evolução da cicatrização de uma lesão por pressão
International Journal of Development Research
Estudo clínico: Evolução da cicatrização de uma lesão por pressão
Received 27th January, 2020; Received in revised form 18th February, 2020; Accepted 06th March, 2020; Published online 29th April, 2020
Copyright © 2020, Michael Wilian da Costa Cabanha. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A lesão por pressão caracteriza-se pela pressão excessiva em partes moles, mas comumente em proeminências ósseas, podendo atingir a extensão da derme, epiderme, tecido subcutâneo, músculos e ossos. O laser de baixa potência é uma terapia não invasiva, onde é realizado emissão de luz infravermelha ou vermelha. Em vista disso, este estudo objetiva descrever a evolução da lesão por pressão, através da utilização do laser de baixa potência associado com a utilização da pomada de ácido hialurônico 0,2%. Materiais e métodos ocorreram através da abordagem descritiva, do tipo relato de caso. A amostra foi composta por cliente internado no setor de reabilitação, onde apresentava na admissão lesão por pressão. Para a realização da laserterapia, o pesquisador e o participante utilizavam equipamentos de proteção individuais (EPIs). Resultados: Na admissão o cliente apresentavalesão por pressão com dimensão de 16 cm2x1,0 cm de profundidade, foram realizados aplicações de laser pontual em associação com a pomada de ácido hialurônico 0,2%, após 9 semanas e 1 dia de tratamento, a lesão estava com extensão de 7,84 cm² x 0,2 cm de profundidade. Dessarte, é nítido a eficácia do laser de baixa potência em associação com o ácido hialurônico 0,2%, para cicatrização tecidual.