Escape room: Metodologia educativa sobre riscos assistenciais no ambiente hospitalar

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24582
4 pages
Research Article

Escape room: Metodologia educativa sobre riscos assistenciais no ambiente hospitalar

Manoelise Linhares Ferreira Gomes, Kairo Cardoso da Frota, Maria da Conceição Nunes da Silva, Maria Gabriela Miranda Fontenele, Fabiene Lima Parente, Keila Maria de Azevedo Ponte, Michele Carneiro Vasconcelos and Luis Felipe Alves Sousa

Abstract: 

Objetiva-se descrever a experiência de uma educação permanente em saúde, por meio da metodologia ativa Escape Room, com foco nas medidas de segurança do paciente em um hospital de referência em atendimentos cardiológicos. Trata-se do relato de experiência de uma ação de educação permanente desenvolvida em uma instituição hospitalar localizada na Região Norte do Estado do Ceará, em abril de 2021. A metodologia utilizada foi o Escape Room, a qual se configura como uma simulação realística de um leito de terapia intensiva no qual um paciente fictício encontra-se exposto a diversos riscos relacionados à segurança do paciente e os profissionais devem identificá-los e propor estratégias de mitigação. Contou-se com 63 profissionais. A coleta de dados se deu mediante a observação dos participantes, instrumento sinóptico com os riscos evidenciados e o formulário eletrônico com perguntas avaliativas acerca do momento. Dentre os riscos evidenciados pelos participantes citam-se a inadequação do uso da pulseira de identificação, o posicionamento inadequado dos lençóis favorecendo lesão por pressão, dispositivos invasivos não-identificados e ausência da placa para mudança de decúbito. A metodologia favoreceu habilidades sociais e comunicativas entre os envolvidos, bem como proporcionou raciocínio clínico acerca da qualidade e segurança assistencial em saúde.

Download PDF: