Envolvimento do pai no incentivo ao aleitamento materno exclusivo
International Journal of Development Research
Envolvimento do pai no incentivo ao aleitamento materno exclusivo
Received 10th May 2020; Received in revised form 20th June 2020; Accepted 24th July 2020; Published online 26th August 2020
Copyright © 2020, Leandro L. G. Alves et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O Brasil, desde a década de 80, vem desenvolvendo ações para favorecer o processo da amamentação exclusiva. Estudos mostram que, a decisão de iniciar e continuar a amamentar é sempre tomada pelas mães, mas deve-se levar em consideração que, quando se trata do conhecimento do parceiro quanto à amamentação e o apoio recebido por eles, a amamentação perdura mais tempo. Objetivo: compreender o envolvimento do pai no incentivo ao aleitamento materno exclusivo em uma unidade básica de saúde de Vitória de Santo Antão – PE. Materiais e Métodos: estudo descritivo, transversal de abordagem qualitativa, realizado com sete pais, biológicos ou adotivos que moravam com a criança e que tinham acompanhado o processo de amamentação. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a setembro de 2017. Resultados: a partir da análise do conteúdo das entrevistas emergiram-se três categorias temáticas intituladas: forma de aquisição do conhecimento pelo pai sobre o aleitamento materno exclusivo e seus benefícios; Vivência paterna no processo do aleitamento materno exclusivo; Cuidados com a mãe e o bebê na percepção paterna. Discussão e Conclusão: a presença do pai é indispensável no período do aleitamento materno exclusivo, pois fornece cuidado e confiança a esposa, independente das dificuldades, diminuindo a chance do desmame precoce.