Enfermeiros oncológicos: felicidade profissional frente à psicologia positiva
International Journal of Development Research
Enfermeiros oncológicos: felicidade profissional frente à psicologia positiva
Received 05th October, 2021; Received in revised form 14th November, 2021; Accepted 19th December, 2021; Published online 28th January, 2022
Copyright © 2022, Vagnára Ribeiro da Silva. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: verificar quais são osagenciamentos de felicidade profissional de enfermeiros que cuidam de pessoas portadoras de câncer em hospital oncológico. Métodos: estudo qualitativo que utilizou a Psicologia positiva como referencial teórico e análise temática de Bardin como metodológico. Os atores sociais foram30 enfermeiros que atuam em hospital oncológico. Os dados foram coletados no período dedezembro de 2018 a maio de 2019, após aprovação do comitê de ética, com a pergunta norteadora: Como encontrar felicidade ao trabalhar cotidianamente com clientes oncológicos?” Resultados: A análise das entrevistas gerou duas categorias: Autonomia e empoderamento do enfermeiro oncológico refletem no sentimento de felicidade eServir ao próximo gera algo maior que a si mesmo. Considerações Finais: os atores utilizam as três fases da psicologia positiva: vida agradável, vida boa e vida significativa. Desenvolvem o cuidado independente da fase oncológica e buscam na espiritualidade/religião e família o apoio para se renovarem das adversidades e tristezas do serviço.