Endoguide system: a new concept for the removal of fiberglass pins
International Journal of Development Research
Endoguide system: a new concept for the removal of fiberglass pins
Received 17th January, 2022 Received in revised form 06th February, 2022 Accepted 23rd March, 2022 Published online 22nd April, 2022
Copyright©2022, Iris Nogueira Bincelli Seckler et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo desse caso clínico foi demonstrar o procedimento de remoção do retentor intrarradicular de fibra de vidro (PFV) do elemento 25, que havia fraturado na região cervical do dente, com auxílio de guia Endoguide. Foi realizada tomografia computadorizada para a visualização da localização exata do PFV e verificar a existência de mais de um canal. Como o PFV é difícil ser visualizado dentro do canal, foi proposto o conceito Endoguide para auxiliar nessa remoção. Foi realizado o escaneamento do elemento dental, confeccionado a guia Endoguide, a qual foi instalada no paciente. Após, foi realizado o desgaste do PFV com fresa103.395 até alcançar a guta percha. O dente recebeu isolamento absoluto e foi retratado com a lima reciprocante (Reciproc 25.06) e reinstrumentado com lima rotatória Logic 2 (Easy 30.05) e realizada nova obturação dos canais radiculares com cone de guta percha (Logic). Após esse processo, foi realizada a desobturação do canal palatino com broca de Gates Glidden #3, mantendo 5 mm de material obturador na região apical. A irrigação do canal foi realizada com soro fisiológico e posteriormente foi utilizado gel hidrossolúvel lubrificar o canal. Foi realizado o reembasamento do PFV (Exacto 2, Angelus) com resina composta nanoparticulada (Z350, 3M ESPE). O PFV foi cimentado com cimento resinoso dual autoadesivo (Relyx U200, 3M ESPE) com auxílio de seringa de inserção (Centrix, DFL). Após a instalação do PFV, o mesmo foi preparado e moldado para a confecção da coroa total em cerâmica. Concluiu-se que o método Endoguide é extremamente seguro, fácil utilização e maior preservação de estrutura dentinária para a remoção do PFV.