Emprego De Sistemas Robóticos Em Diversas Modalidades Cirúrgicas: Revisão Sistematizada De Literatura
International Journal of Development Research
Emprego De Sistemas Robóticos Em Diversas Modalidades Cirúrgicas: Revisão Sistematizada De Literatura
Received 18th December, 2020 Received in revised form 29th December, 2020 Accepted 09th January, 2021 Published online 28th February, 2021
Copyright © 2021, Catherine Maureira Oyharçabal et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Revisar conteúdos apresentados na literatura referente ao emprego dos sistemas robóticos nas diversas modalidades cirúrgicas. Método: Trata-se de uma revisão sistematizada, descritiva, exploratória e quali-quantitativa nas bases de dados LILACS, SciELO, Cochrane e MEDLINE. Foram incluídos revisões sistemáticas e ensaios clínicos randomizados de 01 de janeiro de 2015 a 01 de junho de 2020, nos idiomas português, espanhol e inglês, que envolvessem os benefícios, desafios e perspectivas da cirurgia robótica nas seguintes especialidades: neurocirurgia; cirurgia plástica e reparadora; otorrinolaringológica e cabeça e pescoço; torácica; cardíaca; vascular; do aparelho digestivo; urológica e ginecológica, e o emprego da robótica como plataforma de ensino. Foram excluídos artigos relacionados a modalidades não-cirúrgicas e métodos de avaliação do ensino. Resultados: Dos 99 artigos, 27 foram incluídos, havendo mais publicações em 2019 e predominância de artigos em inglês. Evidenciou-se mais publicações sobre cirurgia de aparelho digestivo e urológica. Os aprendizados com sistemas robóticos representaram 18,52% dos artigos. Conclusão: A cirurgia robótica é uma área em crescimento e confere benefícios ao paciente e na facilitação técnica na atuação e aprendizado. Os desafios são o elevado custo e a similaridade de parâmetros com resultados laparoscópicos. No entanto, as perspectivas para o emprego em diversas modalidades são otimistas.