Educação em saúde para a prevenção da violência no contexto escolar: revisão integrativa
International Journal of Development Research
Educação em saúde para a prevenção da violência no contexto escolar: revisão integrativa
Received 10th December, 2020 Received in revised form 15th December, 2020 Accepted 22nd January, 2021 Published online 24th February, 2021
Copyright © 2021, Raimundo Valmir de Oliveira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Revisão integrativa cujo objetivo foi levantar evidências sobre o uso da educação em saúde para a prevenção da violência no ambiente escolar. As bases investigadas foram: PubMed, MEDLINE, LILACS, BDENF, ADOLEC, SciELO, BVS eIBECS. Inicialmente foram encontrados 414 artigos, após os refinamentos empregados, obteve-se uma amostra final de dois artigos, os quais foram analisados Segundo o rigor metodológico utilizando o instrumento CASP, e o instrumento URSI para agrupamento das informações. Analisaram-se os dados de modo descritivo. Os estudos inclusos acentuaram a importância da prevenção para enfrentamento da violência no ambiente escolar. Estratégias vêm sendo investigadas e implementadas de acordo com as premissas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, o Programa Saúde na Escola, prevê a educação em saúde como parte de uma formação ampla para a cidadania promove a articulação de sabers, a participação de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral, ao tratar a saúde e educação de forma integral, prescrevendo práticas educativas em saúde com foco na prevenção da violênciano ambiente escolar. Evidenciou-se uma lacuna de publicações, mesmo assim, confirmou-se que a prevenção a violência no ambiente escolar favorece para que haja redução na frequência de novos casos.