Doenças prevalentes nos atendimentos de urgências e emergências pediátricas
International Journal of Development Research
Doenças prevalentes nos atendimentos de urgências e emergências pediátricas
Received 19th April, 2020; Received in revised form 17th May, 2020; Accepted 06th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Aline Freire Falcão et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, retrospectiva, de abordagem quantitativa, com o objetivo de analisar em periódicos os tipos de doenças pediátricas com maior prevalência nas urgências e emergências. O estudo da literatura deu-se por meio de busca online nas bibliotecas virtuais: (Scientific Eletronic Libray Online (SCIELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), na base de dado Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) por meio dos descritores: “Crianças”, “Emergências”, “Pediatria”, “Urgências”, combinados pelos operadores booleanos AND no período de julho a outubro de 2019. Uma amostra de 23 artigos referentes as publicações dos últimos 5 anos e a temática e que seguiam os demais critérios de inclusão. Resultados encontrados foram: 22 (100%) artigos no período de 2014 a 2019, no qual discorrem um valor de 11 (50%) para as pesquisas que retratavam os atendimentos por acidentes e violências, 4 (18%) sobre infecções do trato respiratório, 3 (14%) que tratavam sobre intoxicações exógenas, 2 (9%) sobre anafilaxias. Conclui-se que, é uma pesquisa relevante para os profissionais e para a sociedade, pois busca encontrar meios que tragam técnicas e assistência correta, para que se evite sequelas e até óbitos recorrentes de problemas que poderiam ser evitáveis, trazendo a sociedade uma devolutiva no que concerne um problema de saúde pública para algo que permeie promoção e prevenção em saúde.