Diabetes na gestação de alto risco e desfechos perinatais: estudo caso controle
International Journal of Development Research
Diabetes na gestação de alto risco e desfechos perinatais: estudo caso controle
Received 7th June 2020; Received in revised form 14th July 2020; Accepted 19th August 2020; Published online 30th September 2020
Copyright © 2020, Gabriela Medeiros Backes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivou-se analisar o perfil e resultados perinatais de gestantes de alto risco com Diabetes como Condições Clínicas Pré-Existentes (CCPE) e Diabetes Gestacional (DG). Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional e retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado a partir de dados secundários de 3.445 gestantes de alto risco de um ambulatório de referência do estado do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados no período de novembro de 2016 a outubro de 2017. A variável independente foi a Diabetes como CCPE e DG. As variáveis dependentes foram as relacionadas ao recém-nascido: baixo peso ao nascer (< 2.500 g), baixo índice de Apgar no 1° e 5º minutos de vida (< 7), prematuridade (idade gestacional< 37 semanas), óbito fetal, óbito infantil e parto cesárea. Concluiu-se que os desfechos perinatais desfavoráveis na gestação de alto risco em gestantes com Diabetes como CCPE foram o baixo peso ao nascer (BPN) e o óbito infantil, enquanto para o DG foi o BPN, e o predomínio de cesariana para ambos os grupos.