Desenvolvimento da avaliação de tecnologias em saúde no brasil e no estado do ceará: um resgate histórico

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25577
6 pages
Research Article

Desenvolvimento da avaliação de tecnologias em saúde no brasil e no estado do ceará: um resgate histórico

Maíra Barroso Pereira, Melissa Soares Medeiros , Francisco Antonio da Cruz Mendonça, Samila Torquato Araújo, Antônio Igor Duarte Braz, Patrícia Borges Barjud Coelho, Pedro Crispim Alencar, Ana Paula de Sousa Madeiro, Manoel Pedro Guedes Guimarães, Geisy Lanne Muniz Luna, Lucília Maria Nunes Falcão, Francineide de Morais Bezerra, Larissa Mota de Sousa and Waldélia Maria Santos Monteiro

Abstract: 

A avaliação de tecnologias em saúde (ATS) tem sido entendida como uma prática que busca orientar a tomada de decisão a fim de promover um sistema de saúde equitativo, eficiente e de qualidade. O objetivo do estudo é realizar o resgate histórico do desenvolvimento da ATS no Brasil e no estado do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo e documental, em que as informações e dados foram oriundos da pesquisa em documentos e literatura científica. No Brasil e Ceará, o processo de ATS se desenvolveu num ritmo mais acelerado a partir do ano de 2000, culminando na institucionalização de práticas de ATS. Destacam-se nacionalmente a atuação daComissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). No estado do Ceará, as principais ações foram executadas pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA) e pelos hospitais ligados à rede estadual. Observou-se que é extremamente restrita a literatura disponível, principalmente sobre o desenvolvimento da ATS no estado do Ceará. É fundamental que novas pesquisas sejam realizadas no âmbito nacional e dos estados, pois se entende como oportuno e importante compreender o papel das instituições nacionais e estaduais, principalmente por meio dos NATS.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25577.11.2022
Download PDF: