Desenvolvimentismo no brasil: a formação de uma ideologia de progresso
International Journal of Development Research
Desenvolvimentismo no brasil: a formação de uma ideologia de progresso
Received 10th July, 2021 Received in revised form 19th August, 2021 Accepted 15th September, 2021 Published online 23rd October, 2021
Copyright © 2021, Fernando Roberto de Freitas ALMEIDA. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O Brasil foi um dos países de maior crescimento econômico em todo o mundo, ao longo do século XX, evoluindo de uma posição de pouco destaque no sistema internacional, para a de detentor de uma sociedade altamente urbanizada e com um dos maiores parques industriais mundiais. Em grande medida, essa evolução resultou da implantação, de modo relativamente rápido, de um projeto modernizante, gestado nas maiores cidades, a partir de discussões assentadas num choque de ideias, originalmente baseado em influências de autores estrangeiros, destacando-se os de matriz positivista. Devido à resistência dos setores tradicionais, o processo não foi pacífico e seu maior símbolo é a Revolução de 1930, culminando os debates que caracterizaram o Modernismo brasileiro. Esse impactante movimento político irá abarcar não só as instituições políticas e econômicas brasileiras, mas também a arte, a cultura e a própria ideia de nacionalidade. Na primeira década do século XXI, a prioridade ao desenvolvimento voltou. Na segunda década, foi derrubada e se voltou ao conservadorismo.