Desafios vivenciados pela equipe de enfermagem no atendimento ao paciente internado na unidade de terapia intensiva
International Journal of Development Research
Desafios vivenciados pela equipe de enfermagem no atendimento ao paciente internado na unidade de terapia intensiva
Received 18th February, 2020; Received in revised form 27th March, 2020; Accepted 20th April, 2020; Published online 25th May, 2020
Copyright © 2020, Maria Daniele Sampaio Mariano et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo deste estudo consistiu em avaliar os desafios vivenciados pela equipe de enfermagem no atendimento ao paciente crítico na unidade de terapia intensiva. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado em Unidades de Terapia Intensiva/Adulto, localizadas em municípios do interior do Ceará, Brasil. A amostra foi composta por 10 membros da equipe de enfermagem. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista, gravada em meio digital com ciência e autorização dos participantes do estudo, utilizando-se um questionário previamente elaborado. A análise e interpretação das informações ocorreu através do Discurso do Sujeito Coletivo. Da análise das unidades de significados estabelecidas por cada um dos discursos foram obtidas 3 ideias centrais: percepção da equipe de enfermagem sobre o significado de cuidar do paciente crítico; desafios vivenciados no cuidado ao paciente crítico e vivenciando o cuidado ao paciente crítico. A vivência de sentimentos ambíguos caracterizados pelo sofrimento e pelo prazer ao desenvolver o trabalho de enfermagem na UTI, foi observado neste estudo. Percebeu-se que lidar com a morte, com recursos tecnológicos de alta complexidade, com o familiar e gerenciar a equipe tem sido desafiador na prática diária do trabalho desses profissionais.