(Des) Mercantilização do direito à saúde: um estudo através do recurso extraordinário Nº 666.094/DF

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25192
6 pages
Research Article

(Des) Mercantilização do direito à saúde: um estudo através do recurso extraordinário Nº 666.094/DF

Edith Maria Barbosa Ramos; Amanda Silva Madureira; Diego Costa de Oliveira; Felipe Costa Camarão; Jaqueline Prazeres de Sena; Natalie Maria de Oliveira de Almeida; Paulo Henrique de Freitas Dutra Junior

Abstract: 

Objetivo: Analisar o direito a saúde por meio do Recurso Extraordinário nº 666.094/DF. Métodos: Pesquisa de documental e de revisão bibliográfica. Resultados: A decisão do Supremo Tribunal Federal ignora a natureza dos direitos sociais cuja finalidade precípua é garantir a prestação de serviços sem a concepção mercadológica, e que, mesmo em situações de falha do ente público, o comportamento do Estado é para definição diversa do mercado. Considerações finais: A decisão judicial ora analisada reafirma as falhas do Estado quanto ao descomprometimento/ desmercantilização dos programas sociais evidenciando o provimento de políticas seletivas e de baixo alcance quantitativo e qualitativo.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25192.09.2022
Download PDF: