Da educação à literacia mediática: contributos para a cidadania e desenvolvimento das sociedades na atualidade
International Journal of Development Research
Da educação à literacia mediática: contributos para a cidadania e desenvolvimento das sociedades na atualidade
Received 27th May, 2021; Received in revised form 17th June, 2021; Accepted 10th July, 2021; Published online 29th August, 2021
Copyright © 2021, Ricardo Loureiro et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O Século XXI tem demonstrado constituir-se como um grande e respeitável desafio para o desenvolvimento das sociedades a nível mundial, condicionando uma profunda reflexão acerca do modo como estão organizadas, associando-se, nos últimos anos a um conjunto de alterações sociais, económicas, políticas e culturais, que comprometem a estrutura das populações e a sua forma de ser e estar em sociedade. Numa sociedade marcada profundamente pelo fenómeno da globalização, enunciam-se exigências para o processo educativo. Associado a este, constatam-se igualmente novos fenómenos educativos e que exigem uma adequada reflexão no domínio de intervenção das Ciências da Educação. Importa clarificar e contextualizar a Educação e Literacia Mediáticas na sociedade atual, o seu propósito, a relação que pode ser estabelecida ou não com o conceito de Educação, bem como os desafios que se colocam, quer numa ótica individual e, sobretudo, em contexto social. A Literacia Mediática contribui para uma cidadania mais ativa e crítica, abrangendo um conjunto transversal de áreas da sociedade e que incluem a literacia de adultos, de idosos, de saúde, assim como relacionadas com a parentalidade, reintegração e coesão sociais, permitindo ao indivíduo o empoderamento, a capacitação e a sua autonomia individual. Num planeta cada vez mais globalizado e digital, profundamente marcado pela superficialidade dos contactos sociais em detrimento da sua humanização, é premente uma análise complexa da atual e futura existência dos indivíduos, nos mais diversos espaços e contextos de vida.