Cuidado clínico de enfermagem a parturientes de alto risco fundamentado na teoria do conforto de kolcaba
International Journal of Development Research
Cuidado clínico de enfermagem a parturientes de alto risco fundamentado na teoria do conforto de kolcaba
Received 17th April, 2020; Received in revised form 20th May, 2020; Accepted 09th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Luana Silva de Sousa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Refletir a respeito das concepções sobre o cuidado clínico de enfermagem à luz da teoria do conforto de Kolcaba envolvendo parturientes de alto risco. Metodologia: Estudo reflexivo acerca da temática cuidado clínico de enfermagem a parturientes de alto risco fundamentado na teoria do conforto de Kolcaba. Resultados e Discussão: A teoria do conforto apresentou-se como referencial teórico que fortifica a enfermagem como ciência, além deincentivar a interação, a autonomia e a valorização das necessidades da mulher em trabalho de parto a partir da promoção do conforto, com consequente melhoria da qualidade da assistência e maior satisfação dessas parturientes com o cuidado ofertado. Considerações Finais: O cuidado clínico de enfermagem voltado às parturientes de alto risco com base na teoria do conforto de Kolcaba perpassa pela compreensão holística das necessidades de cada mulher dentro do cenário do parto.