Covid-19, gestação e orfandade consequente: uma revisão de literatura
International Journal of Development Research
Covid-19, gestação e orfandade consequente: uma revisão de literatura
Received 01st January, 2022; Received in revised form 28th January, 2022; Accepted 08th February, 2022; Published online 30th March, 2022;
Copyright©2022, Isabel Helena Forster Halmesnchlager and Edna Linhares Garcia. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A pandemia decorrente da COVID-19 tem causado impactos de ordem social e econômica, tornando-se o maior desafio de saúde pública da atualidade. A maioria dos óbitos pelo vírus ocorrem em adultos, entretanto as crianças são afetadas indiretamente pela perda dos pais e/ ou responsáveis. Em novembro de 2021, o número de mortes de gestantes e puérperas pela doença no Brasil chegava a 1926 casos, ainda se estima que 1,5 milhões de crianças perderam ao menos um dos cuidadores para o COVID-19. Esse artigo objetiva revisar a literatura atual sobre as implicações da COVID-19 na saúde de gestantes e puérperas, assim comoa importância da vacinação prioritária nesse grupo erefletir sobre a orfandade consequente da mesma. Para tanto se deu uma revisão de estudos, documentos de fontes oficiais e registros jornalísticos do período (março de 2020 – dezembro de 2021). Constatou-se que os dados internacionais apontam uma tendência de crescimento da “orfandade pandêmica”, urgindo a necessidade de um preparo para profissionais de saúde, professores, legisladores e pesquisadores desenvolverem estratégias de assistência aos órfãos da pandemia.