A covid-19 e sua influência na saúde mental dos estudantes de medicina
International Journal of Development Research
A covid-19 e sua influência na saúde mental dos estudantes de medicina
Received 18th February, 2023; Received in revised form 03rd March, 2023; Accepted 16th March, 2023; Published online 27th April, 2023
Copyright©2023, Bruna Rafaela Silva Rodrigues et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: A pandemia por COVID-19 resultou em profundas transformações no cotidiano dos estudantes de medicina, gerando prejuízos significativos à saúde mental. Objetivo: O intuito do estudo é analisar a influência do covid-19 na saúde mental dos estudantes de medicina. Metodologia: Essa pesquisa trata-se de uma revisão da literatura narrativa, qualitativa, cujos artigos científicos foram buscados nas bases de dados: Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: saúde mental, pandemia por COVID-19, ansiedade, depressão. Resultados e discussão: A maioria dos estudos demonstrou que o índice de distúrbios psiquiátricos ampliou consideravelmente entre os estudantes de medicina, durante a pandemia por covid-19, principalmente a ansiedade, depressão eestresse crônico. Logo, diversos fatores contribuíram para o desenvolvimento de consequências indesejáveis à saúde mental dos acadêmicos de medicina, como a rotina estressante, excesso de carga horária de atividades teórico-práticas curriculares e extracurriculares, falta de tempo para desempenhar atividades de lazer, período de pandemia, cobrança excessiva familiar e da faculdade, dentre outros. Nesse sentido, problemas de aprendizagem se intensificaram, gerando ainda mais preocupação dos estudantes universitários em relação à sua formação. Conclusão: Os fatores estressoresperpetuados de forma crônicaforam desencadeados por múltiplas causas entre os discentes do curso de medicina durante a pandemia por covid-19. Logo, com o objetivo de minimizar as interferências negativas na saúde mental, a adoção de mudanças na rotina desse público pode ser considerada eficaz.